trees, forest, moon-7700285.jpg

Já ouviu falar no fenômeno Gaslighting?

Você pode nunca ter ouvido falar deste nome, mas com certeza já teve contato com um Gaslighter. O Gaslighter é aquele namorado super controlador, que te envolve porque é charmoso e autoconfiante, mas que no fim do dia, te deixa super insegura, que manipula as situações, ao ponto de te fazer pensar que você está realmente enlouquecendo. É aquele colega de trabalho que leva o crédito por uma ideia que você teve, que faz as outras pessoas acreditarem que você não trabalha bem através de uma avaliação ruim do seu trabalho. É um político corrupto, mas que se diz honesto e acusa os outros de roubarem. 

O termo gaslighting se tornou conhecido a partir de um filme dirigido por George Cukor em 1944 chamado Gas Light (À meia luz). Neste filme, Gregory, marido de Paula, tenta convencer de que ela está ficando louca, perdendo objetos importantes, ouvindo e vendo coisas que não existem. 

O Gaslighter usa da manipulação para fazer você acreditar que está enlouquecendo, tenta te convencer de uma realidade forjada, faz com que você se afaste da sua família e dos amigos, te deixando isolada, para facilitar a manipulação. Essa manipulação pode ser lenta, para que você não perceba, quanto mais você confiar nele, mais controle ele terá sobre você. Essa violência psicológica pode desencadear ansiedade, depressão, dependência emocional e baixa autoestima na vítima. 

Apesar das mulheres serem as maiores vítimas dos Gaslighters, fato que se deve principalmente ao machismo e ao patriarcado, saiba que este comportamento também pode ocorrer em mulheres que manipulam seus parceiros e/ou colegas. 

Frases do tipo: “Você está ficando louca!” ou “Você está exagerando!”, são frases típicas usadas pelos Gaslighters para poder causar insegurança na vítima. Todos os relacionamentos amorosos podem ser desafiadores às vezes, mas com o Gaslighter ele é tóxico. Ele irá usar todas as suas fraquezas contra você. Sabe aquele segredo que você dividiu com ele, seus medos e inseguranças, tudo aquilo que você compartilhou quando você achava que tinha um relacionamento saudável, então, ele irá utilizar-se destas informações para poder te desestabilizar. 

Os Gaslighters são mestres em bajular as pessoas para conseguir o que querem, mas não se engane, assim que ele conseguir obter o que precisa, irá cair a máscara da gentileza. Você pode descobrir muito sobre a personalidade de uma pessoa pela forma que ela trata pessoas as quais ela não precisa naquele momento, observe, por exemplo, como ela trata um garçom ou as pessoas da limpeza do condomínio, isso diz muito sobre a personalidade de uma pessoa. 

O Gaslighter tem uma enorme carência afetiva e, portanto, fará de tudo para não te deixar ir embora, afinal, ele precisa te dominar para poder se sentir forte. Para isso, ele tentará te tornar dependente emocional e financeiro dele, assim você ficará fragilizada e insegura para deixá-lo, a dependência emocional e financeira é uma das melhores formas de controle. 

Não dá para ganhar a guerra com um Gaslighter, você poderá enfrentá-lo e até usar as mesmas estratégias que ele usa, isso funcionará por um tempo, mas no longo prazo, não será um relacionamento funcional e saudável. Portanto, se você está ainda na fase de conhecer uma pessoa, ao menor indício de um comportamento gaslighting, fuja. Tentar provar que ele está errado será um desperdício de tempo e energia da sua parte, além de que ele se utilizará deste tempo extra para poder mudar sua visão sobre ele, tendo comportamentos genuínos e autênticos, de um verdadeiro cavalheiro, e assim, estreitar os laços no relacionamento.    

Se você se identificou com o texto e acha que está em um relacionamento com um Gaslighter, procure ajuda imediatamente. A terapia poderá auxiliar a entender se você está de fato vivendo esta situação de domínio psicológico e emocional e, a partir disso,  também ajudará no fortalecimento da sua saúde mental para que você possa enfrentar esse momento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *